Gerenciamento do treinamento técnico no ensino médio, empregabilidade e políticas públicas (Management of technical training in secondary education, employability and public policies)
e-2406: https://doi.org/10.5281/zenodo.14498416 Publicado: 2024-12-16; Ref.[Últimos 5 anos: 95%; Fator imp médio(de 7 Art):1,9]
Palavras-chave:
formação técnica, ensino médio, ensino médio, empregabilidade, políticas públicas.Resumo
No contexto atual, a relação entre o ensino secundário e a inserção laboral dos diplomados é essencial para melhorar a empregabilidade e reduzir a desigualdade social. A formação técnica no ensino secundário e secundário deve adaptar-se às necessidades do mercado de trabalho, não só transmitindo conhecimentos académicos, mas também preparando os alunos com competências técnicas e interpessoais. Esta abordagem abrangente permite que os diplomados tenham maiores oportunidades de acesso a empregos de qualidade, contribuindo para a redução da pobreza e promovendo um desenvolvimento económico mais inclusivo. Políticas públicas eficazes devem fortalecer o ensino técnico, garantir a sua acessibilidade em todas as regiões e alinhá-lo com as exigências do mercado. A investigação sugere que um sistema educativo que combine formação técnica e competências profissionais pode transformar significativamente as oportunidades de emprego dos jovens, melhorando a sua qualidade de vida e a sua inserção no mercado de trabalho.
Referencias
Barreto Espinoza, L. A., & Barreto Espinoza, M. E. (2022). Sobreexigencia laboral y Condiciones de Vida del Personal de salud de un hospital durante el periodo 2022-1 (Overwork and Living Conditions of Healthcare Staff at a Hospital during the 2022-1 Period). GESTIONES, 2(1), 1–8. Recuperado a partir de https://gestiones.pe/index.php/revista/article/view/56
Caján Villanueva, M. (2022). Gestión de condiciones laborales y Motivación de las enfermeras de un Hospital a inicios del año 2020 (Management of working conditions and Motivation of nurses in a Hospital at the beginning of the year 2020). GESTIONES, 2(1), 1–8. Recuperado a partir de https://gestiones.pe/index.php/revista/article/view/59
De la Cruz, G. (2019). Líneas de corte de la Comipems e índice de desarrollo de la Ciudad de México. XV Congreso Nacional de Investigación Educativa. Acapulco, Guerrero.
El Peruano (2020) Resolución Ministerial N° 160-2020-MINEDU, del 01 de abril de 2020a. Disponen el inicio del año escolar a través de la implementación de la estrategia denominada «Aprendo en casa», a partir del 6 de abril de 2020 y aprueban otras disposiciones. Recuperado de https://cdn.www.gob.pe/uploads/document/file/574684/disponen-el-inicio-del-ano-escolar-a-traves-de-la-implementa-resolucion-ministerial-n-160-2020-minedu-1865282-1.pdf
Espinoza Vásquez, G., & Juárez-Gutierrez, R. E. (2022). El Clima organizacional y satisfacción del usuario al recibir atención en una municipalidad (The organizational climate and user satisfaction in a municipality). GESTIONES, 2(1), 1–11. Recuperado a partir de https://gestiones.pe/index.php/revista/article/view/42
González, R., & Pérez, L. (2022). Reformas en la formación técnica y la empleabilidad en América Latina: Un análisis comparativo. International Journal of Educational Development, 85, 102429. https://doi.org/10.1016/j.ijedudev.2022.102429
Fernández, G., & Ruiz, M. (2022). Políticas públicas y empleabilidad: Un análisis de la formación técnica en América Latina. Journal of Vocational Education & Training, 74(3), 356-372. https://doi.org/10.1080/13636820.2022.2044318
Gómez, J., & Martínez, L. (2022). Políticas de formación técnica y desarrollo económico regional en América Latina. Vocations and Learning, 15(3), 279-295. https://doi.org/10.1007/s12186-022-0235-x
Gestión humana (2020) referida al clima y la satisfacción laboral del capital humano: factores diferenciados en organizaciones públicas y privadas. Innovar, vol. 30, núm. 76, pp. 9-23, 2020. Facultad de Ciencias Económicas. Universidad Nacional de Colombia. DOI: https://doi.org/10.15446/innovar.v30n76.85191
Garay Paucar, E. Z., Chávez Taipe, Y. V., & Atachao Mallqui, J. C. (2022). Ejecución de obras públicas y gestión por resultados en un Gobierno regional del Perú (Execution of public works and results-based management in a Peruvian regional government): ID de ubicación: e-22.55.02; Publicado: 2022-01-27; Referencias (Hasta 5 años <2022): 56%. GESTIONES, 2(1), 1–9. Recuperado a partir de https://gestiones.pe/index.php/revista/article/view/55
Martínez, J., López, R., & Hernández, F. (2023). Gestión de la formación técnica en la educación media superior y su impacto en la empleabilidad. Education and Training, 65(2), 158-175. https://doi.org/10.1108/ET-12-2022-0284
Mendizábal Antícona, W. J., Melgar Begazo, A. E., & Lara Albarrán, L. A. (2022). Gestión de la psicomotricidad y el derecho a la vida: ¿Qué Aprendizaje proporcionó la Pandemia del COVID-19? (Psychomotor management and the right to life: What learning did the COVID-19 pandemic provide?). GESTIONES, 2(1), 1–9. Recuperado a partir de https://gestiones.pe/index.php/revista/article/view/62
Merino Alvaro (2022) el estudio de Cartografía Economía Europa, en un estudio sobre la evolución del desempleo juvenil en la Unión Europea, España y Grecia son hoy los países con mayor desempleo juvenil de la Unión Europeahttps://elordenmundial.com/mapas-y-graficos/evolucion-desempleo-juvenil-union-europea/,
Minedu (2020a). Matrícula en el sistema educativo 2020. Lima, Perú. Recuperado de http://escale.minedu.gob.pe
Minedu (2020b). Orientaciones para la evaluación de competencias de estudiantes de la Educación Básica en el marco de la emergencia sanitaria por la COVID-19. Recuperado de https://bit.ly/37ceFBL
Nina, M. y Frederico, A. (2020). El rol de las bibliotecas en tiempos de COVID-19: reflexiones y propuestas. Desde el Sur, 241-262. https://doi.org/10.21142/DES-1201-2020-0015
Prado, E. (2020). Hacia la transformación digital del país para remontar la crisis. La República . Perú. Recuperado de http://bit.ly/2LKAvEv
Rodríguez, E., & Pérez, A. (2023). La inserción laboral de los egresados de la formación técnica en educación media superior: Retos y oportunidades. Journal of Education and Work, 36(5), 563-578. https://doi.org/10.1080/13639080.2023.2105894
Sánchez, P., & González, R. (2023). Políticas públicas y su impacto en la formación técnica y empleabilidad en América Latina. Educational Policy, 37(4), 444-460. https://doi.org/10.1080/08959420.2023.1994265
Vargas, A., & Ramírez, J. (2021). Políticas públicas y su impacto en la formación técnica en América Latina: Un análisis del mercado laboral. Educational Review, 73(2), 187-202. https://doi.org/10.1080/00131911.2021.1916292
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Rita Eudosia Matencio Mendoza, Juan Carlos Ramírez Vicente , Yonathan Mario Gonzales Ttito
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.