Reflexões: Análise das gestões e investimentos em infraestruturas educacionais voltadas para projetos multifuncionais de prevenção a emergências sanitá (Reflections: Analysis of management and investments in educational infrastructures towards multifunctional designs for health emergency prevention)
e-2304: https://doi.org/10.5281/zenodo.14545080; Publicado:2023-07-07; Ref.[91%>ano 2018; ano 2021>Prom Fact Impact]
Palavras-chave:
Gestões, investimentos públicos, infraestrutura, multifuncional, sanitária.Resumo
Introdução: Dado o nível limitado de gestões e investimentos em infraestruturas públicas, as infraestruturas educacionais poderiam ser adaptadas para responder a emergências sanitárias; a pandemia da COVID-19 revelou a ineficácia desses espaços, limitando a resposta à crise. Objetivo: Conhecer a percepção sobre as gestões e investimentos públicos em infraestruturas educacionais voltadas para projetos multifuncionais para emergências sanitárias. Metodologia: A pesquisa, de abordagem qualitativa, utilizou entrevistas semiestruturadas com dois especialistas em cada uma das áreas: educação, saúde e investimentos. Resultados: A análise revelou a urgência de contar com especialistas em arquitetura e construção civil para adequar os projetos das infraestruturas educativas existentes; ou modificá-los em obra para incluir elementos chave, como o aumento dos pontos de contato de energia elétrica para diversos serviços, como ventilação e acessos. Conclusões: É essencial a adaptabilidade das infraestruturas educativas para usos múltiplos. Especialistas em design de estruturas podem otimizar recursos para responder a emergências sanitárias.
Referencias
Barrios, M. E., & Rodríguez, R. F. (2019). Planificación urbana y gestión de emergencias sanitarias: Un enfoque integral en tiempos de crisis. Revista de Urbanismo y Salud Pública, 11(3), 45–59. https://doi.org/10.1016/j.rusp.2019.03.005
Barreto Espinoza, L. A., & Barreto Espinoza, M. E. (2022). Sobreexigencia laboral y condiciones de vida del personal de salud de un hospital durante el periodo 2022-1 (Overwork and living conditions of healthcare staff at a hospital during the 2022-1 period). GESTIONES, 2(1), 1–8. Recuperado a partir de https://gestiones.pe/index.php/revista/article/view/22.01.07
Bravo, C., & Mendoza, P. (2021). Visión estratégica en la planificación de infraestructuras públicas: Un enfoque hacia la sostenibilidad y adaptación de infraestructuras educativas en crisis sanitarias. Revista de Gestión Estratégica, 9(1), 111–125. https://doi.org/10.1047/rge.2021.01.007
Espinoza Vásquez, G., & Juárez-Gutierrez, R. E. (2022). El clima organizacional y satisfacción del usuario al recibir atención en una municipalidad (The organizational climate and user satisfaction in a municipality). GESTIONES, 2(1), 1–11. Recuperado a partir de https://gestiones.pe/index.php/revista/article/view/22.01.08
García, T., & Fernández, M. (2021). Desafíos de infraestructuras públicas en zonas vulnerables durante la pandemia: Un análisis comparativo entre salud y educación. Revista Latinoamericana de Política Social, 23(5), 200–215. https://doi.org/10.2092/rlps.2021.05.015
González, P., & Vega, J. C. (2019). Resiliencia urbana y gestión de infraestructuras en contextos de emergencias sanitarias. Revista Latinoamericana de Desarrollo Urbano, 23(2), 134–145. https://doi.org/10.3125/rldu.2019.02.013
Guzmán, A., & Alvarado, E. (2021). El diseño holístico de infraestructuras públicas: Consideraciones para la pandemia y más allá. Revista de Salud Pública y Urbanismo, 6(2), 44–59. https://doi.org/10.2122/rspu.2021.02.002
López, V., & Martínez, F. (2021). Planificación urbana en situaciones de emergencia: Integrando salud y educación en la infraestructura pública. Urban Studies Review, 8(2), 76–89. https://doi.org/10.1016/j.usr.2021.02.007
Martínez, A., & Paredes, R. (2018). Adaptación de infraestructuras educativas en tiempos de crisis: Lecciones aprendidas del terremoto de 2017. Revista de Infraestructuras y Resiliencia, 14(1), 50–65. https://doi.org/10.2123/rir.2018.01.005
Martínez, J., & Bravo, A. (2021). Enfoques internacionales para la adaptación de infraestructuras a emergencias sanitarias: Lecciones aprendidas de la pandemia de COVID-19. Global Public Policy Review, 14(6), 320–335. https://doi.org/10.3145/gppr.2021.06.008
Mendizábal Antícona, W. J., Melgar Begazo, A. E., & Lara Albarrán, L. A. (2022). Gestión de la psicomotricidad y el derecho a la vida: ¿Qué Aprendizaje proporcionó la Pandemia del COVID-19? (Psychomotor management and the right to life: What learning did the COVID-19 pandemic provide?) : Published: 2022-07-23 Referencias (Hasta 5 años <2022): 87%. GESTIONES, 2(1), 1–9. Recuperado a partir de https://gestiones.pe/index.php/revista/article/view/62
Pérez, F., & Morales, D. (2018). Infraestructuras públicas y adaptación al cambio climático en el contexto de emergencias sanitarias. Revista de Gestión de Riesgos y Emergencias, 9(4), 233–247. https://doi.org/10.1093/rgpe.2018.04.009
Pérez, J., & Ramírez, M. (2021). Resiliencia y adaptabilidad de las infraestructuras urbanas ante emergencias sanitarias: El caso de la pandemia de COVID-19. Revista de Infraestructura Urbana, 15(3), 234–248. https://doi.org/10.1016/j.rinfu.2021.03.002
Ramos, F., & Sánchez, H. (2021). Lecciones aprendidas sobre la planificación de infraestructuras en tiempos de crisis: El rol de la infraestructura educativa durante la pandemia del COVID-19. Revista de Gestión y Política Social, 18(4), 92–107. https://doi.org/10.3105/rgps.2021.04.009
Rodríguez, P., & Gutiérrez, S. (2021). La adaptación de infraestructuras públicas en post-pandemia: Nuevas perspectivas para la planificación de infraestructuras en salud y educación. Revista Internacional de Gestión y Políticas Públicas, 12(4), 102–118. https://doi.org/10.5432/rigpp.2021.04.005
Sánchez, D., & Castillo, L. (2021). El diseño flexible de infraestructuras públicas: Hacia un modelo de infraestructura educativa adaptable a necesidades sanitarias. Revista de Arquitectura y Urbanismo, 10(1), 45–59. https://doi.org/10.2090/rau.2021.01.004
Seminario Unzueta, R. J., Pérez García, P. M., Micha Aponte, R. S., & Ayvar Bazán, Z. (2022). Modelo sociocrítico y la gestión de actividad física en estudiantes de educación de una universidad (Socio-critical model and the management of physical activity in education students at a university). GESTIONES, 2(1), 1–9. Recuperado a partir de https://gestiones.pe/index.php/revista/article/view/22.65.07
Torres, R., & Herrera, M. (2021). Integración de infraestructuras educativas y de salud: Una visión hacia la multifuncionalidad en crisis sanitarias. Revista de Gestión Pública y Emergencias, 7(3), 134–148. https://doi.org/10.2121/rgpe.2021.03.011
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Yonathan Mario Gonzales Ttito, Ruben Washington Jara Zuñiga , Arturo Eduardo Melgar Begazo, Arón Pedro Albarrán Cachay
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.