Gerenciamento de atividades recreativas e desempenho profissional de professores em uma instituição de saúde (Management of recreational activities and work performance of teachers in a healthcare institution

2022-06-12

Autores

Palavras-chave:

Gestión, recreativas, desempeño laboral, docentes, institución

Resumo

A gestão de atividades recreativas é essencial para o bem-estar dos professores em instituições de saúde, pois tem um impacto positivo na satisfação e no desempenho dos professores e no aprendizado dos alunos. Entretanto, ela enfrenta desafios que afetam a qualidade educacional e a motivação dos professores. A pesquisa teve uma abordagem quantitativa com um desenho de corte transversal não experimental. Verificou-se que a dimensão Coletividade em atividades recreativas apresenta a maior correlação significativa com o vínculo organizacional, atingindo um valor tau_b de Kendall de 0,881, o que implica que, à medida que a coletividade em atividades recreativas aumenta, o vínculo organizacional também aumenta. Todas as correlações entre as dimensões do desempenho no trabalho e as atividades recreativas são positivas, com a dimensão Ajudar os outros se destacando como a de maior correlação, mostrando a conscientização dos professores sobre a importância da solidariedade e do apoio entre os colegas em seu ambiente de trabalho

referências:

Alali y Alsaedi (2019). “Importancia de la Calidad de vida laboral del personal sanitario en un hospital de atención terciaria”. España.

Albanesi y Nasetta (2011). El ambiente hospitalario y los profesionales de enfermería, bajo situaciones de presión, sobrecarga laboral y cargas psíquicas.

Arufe Giráldez, V. (2019). ¿Cómo debe ser el trabajo de Educación Física en Educación Infantil? Retos. Nuevas Tendencias en Educación Física, Deporte y Recreación, 37. pp. 588-596. https://doi.org/10.47197/retos.v37i37.74177.

Barreto Espinoza, L. A., & Sánchez Sánchez, M. (2021). Responsabilidad y gestión de la capacidad profesional del personal de enfermería de un hospital público. GESTIONES, 1(1), 1–10. Recuperado a partir de https://gestiones.pe/index.php/revista/article/view/57.

Caján Villanueva, M. (2022). Gestión de condiciones laborales y Motivación de las enfermeras de un Hospital a inicios del año 2020 (Management of working conditions and Motivation of nurses in a Hospital at the beginning of the year 2020) : 2022-01-06. GESTIONES, 2(1), 1–8. Recuperado a partir de https://gestiones.pe/index.php/revista/article/view/59

Caján Villanueva, M., Calderón Torres, N. A., & Administrador. (2021). Los Metadatos, sistema de salud y regímenes pensionarios de artistas peruanos en el contexto del Covid-19. GESTIONES, 1(1), 1–9. Recuperado a partir de https://gestiones.pe/index.php/revista/article/view/GESTIONES.

Canova, C. (2017). Calidad de vida del personal de enfermería de unidades de cuidados intensivos en Santa Marta, Colombia. Revista Colombiana de Enfermería. Recuperado de http://revistas.unbosque.edu.co/index.php/RCE o http://dx.doi.org/10.18270/rce.v15i12.21 32

Chiavenato, I. (2018). General theory of administration. Octava edición. Mc Graw. ISBN: 978-10-5500-4.

Contreras Hernández, Valeria. (2021). Reflexiones necesarias acerca de las actividades recreativas para beneficiar la calidad de vida en adultos mayores institucionalizados. Dilemas contemporáneos: educación, política y valores, 9(spe1), 00037. Epub 31 de enero de 2022. https://doi.org/10.46377/dilemas.v9i.2944

Garay Paucar, E. Z., Calderón Torres, N. A., & Vargas Montejo, C. (2021). Equilibrio emocional y estrategias de resolución en el personal de una municipalidad. GESTIONES, 1(1). Recuperado a partir de https://gestiones.pe/index.php/revista/article/view/52

Giakoni, F., Paredes Bettancourt, P., & Duclos-Bastías, D. (2020). Educación Física en Chile: tiempo de dedicación y su influencia en la condición física, composición corporal y nivel de actividad física en escolares. Retos. Nuevas Tendencias en Educación Física, Deporte y Recreación, 39. pp. 24-29. https://doi.org/10.47197/retos.v0i39.77781

Gorriti Bontigui, M. (2007). La Evaluación del Desempeño en las Administraciones Públicas Españolas. Revista de Psicología del Trabajo y de las Organizaciones, vol. 23, núm. 3, pp. 367-387. Colegio Oficial de Psicólogos de Madrid. Madrid, España. https://www.redalyc.org/pdf/2313/231317602007.pdf

Rojas Fernández, V. H. (2021). Gestión administrativa y práctica docente en una Institución Educativa pública. GESTIONES, 1(1), 1–9. Recuperado a partir de https://gestiones.pe/index.php/revista/article/view/53

Romero, V., Palacios, J., García, S., Coayla, E., Campos, R., & Salazar, C. (2020). Distanciamiento social y aprendizaje remoto. Cátedra Villarreal, 8(1), 81–92. https://doi.org/10.24039/cv202081766

Sarmiento-Feraud, Y., Fontanills-Gimeno, Y., Feraud-Suárez, S., & Hernández-Reyes, L. (2020). La preparación del metodólogo de Recreación Física para el desarrollo de la competencia comunicativa del animador recreativo. Arrancada, 20(36), págs. 158-170. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=9120010

Velásquez Monroy, B. R., Salazar Dávila, M. R., Estrada Calderón, D. N. D., Aldana Torres, J. M., Morales Díaz, K. L., Castañeda Torres, C. E., Noguera Paz, K. C. J., Martínez Mejía, G. A., De Los Reyes Díaz, R. B. L., Agustín Mateo, A. Y., & Villela Cervantes, C. E. (2021). Teoría del aprendizaje conectivista, sobresaliente del siglo XXI. Revista Ciencia Multidisciplinaria CUNORI, 5(1), 141–152. https://doi.org/10.36314/cunori.v5i1.159 

Villela Cervantes, C. E. (2018). La educación virtual en las ciencias complejas. Revista Académica CUNZAC, 1(1), 1–6. https://doi.org/10.46780/cunzac.v1i1.1

Zueck, M., Ramírez, A., Rodríguez, J., & Irigoyen, H. (2019). Satisfacción en las clases de Educación Física y la intencionalidad de ser activo en niños del nivel de primaria. Retos, 37, 33-40. https://doi.org/10.47197/retos.v37i37.69027

Publicado

2022-06-12

Como Citar

Chávez Taipe , Y. V., Micha Aponte, R. S., & Soto Espichan, A. A. (2022). Gerenciamento de atividades recreativas e desempenho profissional de professores em uma instituição de saúde (Management of recreational activities and work performance of teachers in a healthcare institution: 2022-06-12. GESTIONES, 2(1), 1–9. Recuperado de https://gestiones.pe/index.php/revista/article/view/60

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.